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domingo, 7 de novembro de 2010

Análise da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa.

Por Rafael Vasconcelos

O texto, O Professor, que abre os volumes dos PCN’s do ensino fundamental diz: “com a intenção de ampliar e aprofundar um debate educacional que [...] dê origem a uma transformação positiva no sistema educacional brasileiro”, mostra claramente a importância de tal documento que envolve complexas questões do ensino da arte, por exemplo.

            Dentro do PCN-arte encontra-se os eixos da chamada, Metodologia Triangular ou Proposta Triangular, defendida por Ana Mae Barbosa na párea das artes plásticas.

            Tais parâmetros expressam que, o conjunto de conteúdos está articulado dentro do processo de ensino e aprendizagem e explicitado por intermédio de ações em três eixos norteadores: produzir, apreciar e contextualizar; (PCN-arte, p. 49).  No Brasil a Proposta Triangular representa a tendência de resgate dos conteúdos específicos da área, na medida em que se apresenta, como base para a ação pedagógica, três ações mental e sensorialmente básicas que dizem respeito ao modo como se processa o conhecimento em arte. Colocando em sintonia com as buscas desenvolvidas no campo do ensino da arte, refletindo o próprio percurso da área. Ajudando assim a consolidar uma nova postura pedagógica e a concepção da arte como uma área de conhecimento específico. Porém, ainda assim há o descompasso entre a realidade das escolas e essa renovação pretendida pelas instâncias regulamentadoras e pelos trabalhos acadêmicos.

            Os PCN-arte, que apresentam uma proposta tão abrangente, não chegam a apresentar de modo claro e objetivo a forma de encaminhar concretamente o trabalho com as diversas linguagens artísticas. As disposições neste sentido são poucas e dispersas pelo texto. Os PCN-arte optam pela organização dos conteúdos por modalidade artítisca e não por ciclo, como nos documentos das demais áreas. Sugerem que, a “a critério das escolas e respectivos professores, [...] os projetos curriculares se preocupem em variar as formas artísticas propostas ao longo da escolaridade, quando serão trabalhadas Artes Visuais, dança, Música ou Teatro”, (PCN-arte, p. 62-63).

            É fácil chegar à conclusão de que a proposta no PCN-arte é ambiciosa e complicada de ser viabilizada na realidade escolar brasileira. Para a aplicação de forma efetiva é necessário que haja recursos humanos qualificados, o que então acaba implicando desde a valorização da prática profissional até às ações de formação continuada e acompanhamento pedagógico constante, sem contar que além de recursos humanos é importante os recursos materiais que atendam às necessidades da prática pedagógica em cada linguagem exigida por ele.

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