LETRAMENTO DIGITAL

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Interpretação Textual - Cazuza

Abaixo postarei algumas questões formuladas por mim, de interpretação textual. Indico esta atividade aos alunos do 9º ano ao 3º ano do ensino médio.

É importante ao aluno não só interpretar, mas também ter o conteúdo para que ele possa chegar a análise.

------------------------------------------------------------

1) O que o poeta e cantor Cazuza quis dizer com o trecho da música Carente Profissional, de sua autoria?
" (...) levando em frente / um coração dependente / viciado em amar errado / crente que o que ele sente / é sagrado / é tudo piada / eu mereço um lugar ao sol / ganhar para ser / carente profissional".

2) Assim como em Carente Profissional, Cazuza também expõe em outras músicas de sua autoria, influências de seus ídolos dos anos 80, como por exemplo, Lupicínio Rodrigues e Dolores Duran. Em Maior Abandonado o que o cantor quis dizer com o trecho à seguir?
"Me leve pra qualquer lado / só um pouquinho de proteção / ao maior abandonado / seu corpo com amor ou não / raspas e restos me interessam / me ame como a um irmão / mentiras sinceras me interessam".

3) Analise o trecho de Bete Balanço:
"o teu futuro é duvidoso / eu vejo grana, eu vejo dor / no paraíso perigoso / que a palma da tua mão mostrou"

4) No disco Maior Abandonado, Cazuza esboçou com muita nitidez seu lado boêmio, de baladas, que marcou muito sua primeira fase junto ao grupo Barão Vermelho. Na música, Por que a Gente é Assim?, compôs com Frejat e Ezequiel Neves, Cazuza canta: "Mais uma dose? É claro que eu estou a fim / a noite nunca tem fim / porque a gente é assim / (...) / canibais de nós mesmos / antes que a terra nos coma".

5) A música feita em 89, após Cazuza ter passado várias temporadas hospitalares, diz à certa altura: "Me tire dessa jaula, irmão, não sou macaco / desse hospital maquiavélico / meu pai e minha mãe / eu estou com medo / porque eles vão deixar a sorte me levar".
O que Cazuza quis dizer com "deixar a sorte me levar"?

6) Além de marcar ascensão de Cazuza como intérprete, o disco Ideologia, cuja faixa título chegou a virar manchete de jornal - "Meus heróis morreram de overdose / meus inimigos estão no poder / ideologia / eu quero uma pra viver" - Conseguiu um reconhecimento que que consensual e provocou muita polêmica. A primeira delas surgiu já na capa do disco, que apresentava, em meio a outros símbolos do século XX, a estrela de Davi acoplada a uma cruz suástica. Analise o trecho apresentado.


7) Com a música "Brasil", Cazuza cantava tudo o que o país precisava ouvir em 88. Era a representação poética/musical de um momento histórico, de viradas, da transição da ditadura para a democracia, das incertezas. Ninguém melhor do que Cazuza, com suas letras diretas e definitivas, traduziu aquele momento.
De pregador libertário a crítico social, Cazuza começou a cuspir labaredas cada vez mais intensas com sua poesia. Em 88, quando Gal Costa cantava todas as noites "Brasil" na abertura da novela Vale Tudo, os versos do cantor passaram a simbolizar a indignação de uma nação com seus problemas, seus podres poderes. A música era de um preciosismo matemático: "Não me convidaram / pra essa festa pobre / que os homens armaram / pra me convencer / não me elegeram chefe de nada / fiquei na porta / estacionando os carros / Brasil / mostra a tua cara / quero ver quem paga / pra gente ficar assim (...)".
Através do trecho destacado e das informações anteriores, faça uma análise da canção Brasil.

6 comentários:

Dom João disse...

Oi Rafael, gostei muito das suas questões gostaria de aproveita-las na minha turma do 9º ano, você poderia me enviar o Gabarito? Muito grato. João Neto

zinhos@gmail.com

Anônimo disse...

Muito legal. Adorei as ideias. Dá pra viajar nas interpretações.
Parabéns pelo blog,
Sucesso
www.rovedacris.wordpress.com

obs.: não passa gabarito não, os colegas professores tem que trabalhar um pouquinho também. Tem que gabaritar antes de passar exercícios aos alunos.

Rafael Vasconcelos disse...

Obrigado pelo elogio Dom Juão e rovedacris.

Para maiores informações encaminhem um e-mail para: abcdorafablog@gmail.com

Unknown disse...

-AMO TRABALHAR MÚSICAS COM MEUS ALUNOS, POIS NOS DIAS DE HOJE TEMOS TIDO ALGUNS PROBLEMAS COM LETRAS SEM PAISAGENS...
EU GOSTARIA DO GABARITO, NÃO POR COMODISMO, MAS PARA MELHOR APROFUNDAR OU ATÉ MESMO CONTESTAR. MUI LINDO SEU TRABALHO. ABRAÇOS.

Unknown disse...

-AMO TRABALHAR MÚSICAS COM MEUS ALUNOS, POIS NOS DIAS DE HOJE TEMOS TIDO ALGUNS PROBLEMAS COM LETRAS SEM PAISAGENS...
EU GOSTARIA DO GABARITO, NÃO POR COMODISMO, MAS PARA MELHOR APROFUNDAR OU ATÉ MESMO CONTESTAR. MUI LINDO SEU TRABALHO. ABRAÇOS.

Unknown disse...

Tenho intenção de trabalhar com meus alunos com música para interpretação de textos e tornar as aulas mais atraentes. Gostaria de me aprofundar mais no assunto e que você me orientasse nesse sentido. Algumas ideias e sites educativos.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Colgate Coupons