LETRAMENTO DIGITAL

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cemitério da Consolação



O Cemitério da Consolação é considerado um Museu a Céu Aberto, e hoje, o ponto turístico mais visitado no estado, inclusive por estrangeiros que vem de fora para estudar as artes tumulares do cemitério.


Cemitério da Consolação é a mais antiga necrópole em funcionamento na cidade de São Paulo e uma das principais referências brasileiras no campo da arte tumular. Localiza-se no distrito da Consolação, na região central da capital paulista. Primeiro cemitério público da cidade, foi inaugurado em 1858 com o nome de Cemitério Municipal, com o objetivo de garantir a salubridade e evitar epidemias, substituindo o hábito então recorrente de sepultar os mortos nos interiores das igrejas. Atualmente, é um dos 22 cemitérios públicos administrados pelo Serviço Funerário do Município de São Paulo.
Com a prosperidade advinda da cafeicultura e o surgimento de uma expressiva burguesia em São Paulo, o Cemitério da Consolação passou a abrigar obras de arte produzidas por escultores de renome, para ornamentar os jazigos de personalidades importantes na história do Brasil, como campos Sales, Washington Luíz, Marquesa de Santos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarcila do Amaral e Monteiro Lobato. Entre os artistas que produziram obras para o cemitério encontram-se Rodolfo bernadelli, Victor Brecheret, Bruno giorgi e Celso Antônio de Menezes. Mantém visitas guiadas, por meio do projeto “Arte Tumular”.

Sem dúvidas um excelente roteiro para visitação escolar.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Colgate Coupons