LETRAMENTO DIGITAL

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

COLÉGIO COSMOS: PROJETOS LÍNGUA PORTUGUESA - 2012

PROJETOS LÍNGUA PORTUGUESA - 2012





1º ANO


Professor: Rafael Vasconcelos
Projeto: Vozes na Cidade – Jornal / Produzindo um Blogger.
Criação de um jornal estudantil, de acordo com os padrões de um jornal profissional. Contendo os variados cadernos, imagens e vídeo.
Foco: Produção Textual “Dissertação” e “Resenha”

Objetivos: Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação; Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação; Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos; Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos; Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados; Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras; Reconhecer os usos da norma padrão da língua padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Metodologia: Vozes na Cidade – Jornal / Produzindo um Blogger
Durante os períodos bimestrais, temas serão levantados em aula e lançado aos estudantes como forma de “fontes” para estudo e realização de texto. A sala de aula será dividida em grupos, ficando cada grupo responsável por um caderno. Exemplo: Grupo 1 (Caderno de Notícias) – Grupo 2 (Cultura) – Grupo 3 (Cidades) e assim sucessivamente. Os grupos irão se revezando de acordo com os bimestres de forma que todos os estudantes produção um caderno diferente por mês. Algumas aulas serão definidas para as reuniões de pauta do Jornal Blogger, filtro de material (texto, fotos e vídeos).

Material necessário: Laboratório de Informática; Jornais locais; Revistas; Pen Drive; Câmera fotográfica (que faça filmagem).



2º ANO


Professor: Rafael Vasconcelos
Projeto: Vozes na Cidade – Vídeo-Documentário
Criação de um vídeo-documentário abordando a herança cultural da família e da cidade de Campo Limpo Paulista, como por exemplo, lendas, cantigas, festejos, ditos populares, músicas e etc.

Objetivo: Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas; Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação; Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais; Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos; Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos;

Metodologia: Vozes na Cidade – Vídeo-Documentário
Os estudantes irão realizar um resgate cultural desde o ambiente familiar até o ambiente social (escolar / amigos / cidade / lazer). Com imagens captadas através de pesquisas em internet e/ou bibliotecas, relatos de familiares e amigos; um vídeo documentário sobre todas estas descobertas será criado. Além da criação do vídeo-documentário, será necessário que antes haja reuniões de pauta “aula” para a discussão dos materiais acolhidos, as ideias de cada grupo e a criação do roteiro do curta metragem. Este projeto fará uma ponte junto ao projeto do 1º ano do Ensino Médio, uma vez que o making-off e o roteiro original dos vídeos, serão blogados no Jornal da série anterior.

Material Necessário: Laboratório de Informática; Data Show; Filmadora ou Câmera Fotográfica e Celular (que façam filmagens com boa definição);



 3º ANO


Professor: Rafael Vasconcelos
Projeto: Vozes da Cidade – Conhecendo Minha Cidade - Mini Monografia
Criação de um projeto de monografia, retratando a realidade da cidade de Campo Limpo Paulista. Levantando possíveis soluções para um problema “destaque”, encontrado pelos estudantes.

Objetivo: Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais; Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político; Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura; Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas; Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social; Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço; Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas; Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

Metodologia: Vozes da Cidade – Conhecendo Minha Cidade - Mini Monografia
Os estudantes traçarão um mapa social da realidade da cidade de Campo Limpo Paulista: urbanização, projetos, educação, cultura, saúde e etc; O trabalho será apresentado em formato de Mini Monografia seguido de seminário, atendendo as normas da ABNT. O intuito é o de inseri-los no universo acadêmico, prepará-los para o futuro próximo. Além do mapeamento social e cultural da cidade, cada grupo deverá apontar um problema crítico, e encontrar uma forma de solucionar tal problema da cidade de Campo Limpo Paulista, em outras palavras, hipotetizar uma solução para o problema apontado. 

Material Necessário: Laboratório de Informática; Câmera Fotográfica.

-----------------------------------------------------

CRONOGRAMA (para todas as séries): 
FEV: 27      MAR: 30      ABR: 09 e 30      MAI: 28      JUN: 25      JULH: férias      AGO: 03     

SET: 28      OUT: 01 e 08      NOV: 09 e 30      DEZ: 10

-----------------------------------------------------

GERAL PARA TODAS AS SERIES: 
- Jornais e revistas – serão utilizados de acordo com o decorrer dos encontros, solicitados com antecedência à coordenação pedagógica.
- Câmeras e afins – será utilizado pelos estudantes durante a atividade fora do ambiente escolar, ou seja, fica a critério de cada grupo o material a ser usado e de quem irá ser usado.
- Geral – em sala de aula será trabalhado a produção textual (textos jornalísticos, roteiro do curta metragem e monografia), separação de material, data show e computador (pessoal do professor).

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Colgate Coupons