Por Rafael Vasconcelos
Primeiramente devemos partir do pressuposto de que ensinar é aprender, ou seja, transformar.
Levando em conta a geração de alunos de hoje, Geração Y, o dinamismo deve ser a peça fundamental para um bom aprendizado.
O educador deve acabar com o quesito de ser um "dador" de aula. Um 'dador' de aula, da DOR. A aula é monótona e é neste momento que nasce a indisciplina e desinteresse do aluno.
O educador deve ensinar e aprender com e no, mundo atual. Compreender o ser humano é compreender sua unidade na diversidade, e sua diversidade é unidisciplinar, ou seja, uma eduação e um plano de aula integrado.
Nós professores viemos do século passado, e no ano atual, 2011, já recebemos alunos do novo século em sala de aula. Sendo assim, o educador tem a necessidade e obrigatoriedade de se atualizar e integrar suas aulas ao novo universo a qual estamos vivendo.
O mundo atual é dinâmico. O dinamismo trouxe a velocidade, com isso novos valores surgiram. Vivemos num mundo repleto de informações e com múltiplas linguagens. Isso nos traz múltiplas relações.
O 'dador' de aulas só reproduz. Ele não cria. Esta reprodução causa angústia e passa a não inspirar confiança no aluno, gerando medo e impossibilitando-o da autonomia.
Deve-se romper a idéia de ser Professor.
Professor é quem professa e não deixa indagações. Como lecionar, instruir e ensinar a um aluno sem deixar questões em aberto para o desenvolvimento do aluno pesquisador? Enquanto Educadores temos o papel principal de criar e ampliar noções aos alunos.
Romper com a idéia de que o estudante é um aluno.
Um aluno não possui conhecimento, ou seja, aquele estudante que está em sua sala de aula não é um ser nulo de informações, cultura e ensinamentos. Este estudante não é um aluno sem luz.
O papel do Educador é: gerar autonomia, valorizar, alimentar, contagiar, estimular, avaliar, acreditar, encantar, estabelecer vínculos, ensinar, orientar, aprender e sorrir.
Se toda escola caminhasse para a cooperação profissional desenvolvendo projetos interdisciplinares, teríamos o início de uma nova 'cara' da educação do país.
Um bom Educador assim como uma boa Unidade Escolar precisa de unidade, planejamento, equilíbrio emocional, rigorosidade metódica.
Os saberes e valores da família são importantes fatores para um bom desempenho e andamento de uma boa escola.
3 comentários:
Como praticar esta teoria nas aulas de grámatica?
Me ajude...
Ana Claudia, eu trabalho a gramática através da produção textual, das análises de músicas e filmes. Evito ao máximo, isso para não dizer que exclui da minha rotina, aquelas aulas de análises sintáticas. É através da reprodução do textos que mostro a eles que sem saberem, eles usam o adjetivo, o advérbio, o substantivo, os pronomes, as figuras de linguagens, os níveis de linguagens e etc. Dá trabalho analisar dissertação por dissertação? Sim. Dá muito trabalho. Principalmente quando se tem a jornada completa de aulas, provas e aulas a elaborar, relatórios a se fazer e tantas outras atividades - mas eu parto do pressuposto de que - AMO O QUE FAÇO é para isso que faço - por amor ao que tenho de mais sagrado - meus alunos e a sala de aula. É uma tarefa árdua, idealista e para muitos,utópicas... Mas no final é recompensador.
Rafael me envia a análise da música Linda Rosa
wellingtonwwcs@hotmail.com
Postar um comentário