LETRAMENTO DIGITAL

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Cabana

Terminei de ler o livro ontem. O que posso dizer dele? Achei um romance curioso. Apenas isso, mais nada.

Ficava incomodado quando via uma ou outra pessoa discutindo sobre o livro e eu sem poder opinar. Fui até uma livraria e o peguei em mãos. Fiquei indeciso se o levava ou não. Olhando a contracapa me senti forçado a ler após a crítica de Mike Morrel, ao dizer: "(...) Se você tiver que escolher apenas um livro de ficção para ler este ano, leia A Cabana."

Detestei as primeiras páginas. A impressão que tive era a de que eu estava lendo aqueles folhetos religiosos que deixam em nossa caixa de correio. Postando um comentário e outro em meu perfil no Facebook, não faltaram comentários elogiando a obra. Houve também quem criticou, mas a grande maioria o classificou como Excepcional! Isso fez com que eu "empurrasse" minha leitura. 

Não sei se é devido a minha criação, mas a história da família que vive para Deus, a família de comercial de margarina... Soa-me um tanto surreal e entediante. Principalmente na passagem em que relata que o personagem protagonista Mack, sempre orava com seus filhos antes de dormir. 

Minha leitura começou a criar curiosidade a partir do momento em que Mack retorna à Cabana. Para quem ainda nçao o leu, não entregarei as fichas, mas achei curiosa a maneira como a Santíssima Trindade é explicada e tratadas com carinho durante toda a narrativa. Bem verdade que eu nunca entendi esta história de que Deus, Jesus e Espírito Santo; são as mesmas pessoas. Verdade ou não, por eu ser um leigo no assunto, a explicação dada no livro me serviu e basta. 

O livro está mais para auto-ajuda do que para uma obra de ficção, embora todos os elementos usados são os de uma narrativa. O que chamou a minha atenção, além da forma diferenciada com que Deus é abordado, foram algumas frases citadas que achei interessante. Não são frases para Twitter e/ou Facebook, e, sim, frases que nos leva a alguma reflexão.

"(...) Suas escolhas também não são mais fortes do que os meus propósitos, e eu usarei cada escolha que vocês fizeram para o bem final e para o resultado mais amoroso." - Deus em forma de uma negra, sim, mulher; conversando com Mack.

"(...) Você vê a dor e a morte como males definitivos, e Deus como o traidor definitivo, ou talvez, na melhor das hipóteses, como fundamentalmente indigno de confiança. Você dita os termos, julga meus atos e me declara culpado."  - Ou seja. Vivemos no livre arbítrio. Quando escolhemos um caminho errado onde as coisas podem dar errado, nos viramos contra Deus. - Faz sentido, pelo menos para mim. Ele nos deu o bem e o mal, cabe a nós qual escolher.

"(...) Você não pode "produzir" confiança, assim como não pode "fazer" humildade. Ela existe ou não. A confiança é fruto de um relacionamento em que você sabe que é amado." - Me fez refletir.

"(...) A imaginação é uma capacidade poderosa! (...) Mas, sem sabedoria, a imaginação é uma professora cruel." - Transmitindo para uma situação amorosa. Qual o ciumento que nunca imaginou coisas e se cobrou ou cobrou alguém pela sua imaginação que por muitas vezes são irreais?

"(...) É impossível ter poder sobre o futuro, porque ele não é real, e jamais será." - Muito reflexivo.

" - Nossa Terra é como uma criança que cresceu sem pais, não tendo ninguém para guiá-la e orientá-la. (...) Alguns tentaram ajudá-la, mas a maioria procurou apenas usá-la. Os seres humanos, que receberam a tarefa de guiar amorosamente o mundo, em vez disso o saquearam sem qualquer consideração. E pensaram pouco nos próprios filhos, que vão herdar sua falta de amor. Por isso usam e abusam da Terra e, quando ela estremece ou reage, se ofendem e levantam os punhos contra Deus." -  Explicação bastante coerente com a nossa realidade.

"Submissão não tem a ver com autoridade e não é obediência. Tem a ver com relacionamentos de amor e respeito." - Tapa na cara, não?

"(...) Julgar exige que você se considere superior a quem você julga (...)" - E então?...

"(...) religião, política e economia são ferramentas que muitos usam para sustentar suas ilusões de segurança e controle (...)."

"(...) As mentiras são um dos lugares mais fáceis para onde os sobreviventes correm. Elas dão um sentimento de segurança, um lugar onde você só precisa contar consigo mesmo. Mas é um lugar escuro, não é?" - Para mim esta é a melhor passagem.

Acredito que não importa o adjetivo que cada um dará ao livro, mas vale ressaltar que tudo o que é dito em A Cabana, trata-se de uma ficção, por mais auto-ajuda que ele pareça ser. Importante que os leitores não façam como fizeram em O Código Da Vinci de Dan Brown, achando que a ficção é a verdade única e absoluta.

Aos curiosos, boa leitura.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Colgate Coupons