LETRAMENTO DIGITAL

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gabarito semana - 15 à 18 de maio, 2012.

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1) É a descrição da vida profissional e acadêmica da pessoa que concorre à vaga de emprego.
2) Breve relato dos dados pessoais, objeto buscado, resumo das qualificações profissionais, formação acadêmica, noções de informática, noções de outros idiomas, cursos e treinamentos complementares, experiência profissional.
3) Um dos motivos é a organização: isso facilita a leitura e análise do responsável pela seleção do candidato à vaga. Outro motivo, por exemplo, pode ser a experiência profissional do candidato: esse quesito pode ser responsável pela exclusão ou inclusão do candidato a novas etapas de seleção.
4) Sim, pode ser considerado um texto descritivo, pois caracteriza um ser, informando particularidades a respeito de sua vida pessoal, acadêmica e, principalmente, profissional.
5) É importante para que o currículo e o candidato sejam enviados à área de seleção adequada.
6) Nesse primeiro processo, a experiência profissional é mais importante; qualificações pessoais só serão exploradas a partir do segundo passo, como entrevista e dinâmicas.
7) Para que a visualização das últimas graduações seja mais rápida e facilite o selecionador no processo.
8) É importante para que haja a afirmação das verdadeiras habilidades ao cargo pretendido.
9) Resposta Pessoal.
10) Resposta Pessoal.
11) Resposta Pessoal;
12) Bom dia, obrigada, por favor, prazer em conhecê-lo(a).
13) Espera-se que o aluno conclua que a candidata fez essa representação detalhada por escrito, quando enviou seu currículo.
14) O resumo é uma síntese, no caso, dos pontos principais da atividade realizada. O empregador pediu um resumo, pois ele apenas queria ter uma visão geral das atividades.
15) a- significa "marcar"
      b- O fato de a empresa parecer preocupar-se bastante com a questão ambiental.
16) A diferença está na ênfase que a candidata quer em relação ao tempo em que ocorreu o sucesso profissional, ou seja, "foi" dá a ideia do passado, de algo ocorrido há muito tempo, e "é" signifca presente, algo atual.
17) A figura de linguagem é "quebrando muitos galhos". Trata-se de uma metonímia. Quebrar galhos quer dizer fazer algo em favor de alguém.
18) Significa que elas dividem tarefas com os demais colegas de trabalho. É importante não ser centralizador  porque, num trabalho em equipe, cada um desempenhando parte do trabalho de modo adequado, contribui para um resultado melhor.
19) - Na 1ª frase, devido ao emprego do verbo "acho", dá a ideia de opinião pessoal. Já na segunda, há uma afirmação, uma certeza.
      - "Seria, realmente, a uma segunda opção de função dentro da empresa."; "temos conseguido grande participação dos gestores [...]"; "Estou muito contente com isso [...]".
20) Quer dizer que, sendo ela contratada ou não, será avisada.
21) O texto 1 está em 3ª pessoas; já o texto 2, é predominantemente escrito em 1ª pessoas do singular. Quanto à linguagem, os dois textos são formais.

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1) A denúncia é sútil, no que diz respeito à quantidade de trabalhadores em busca de um emprego, o sofrimento que cada um deles passa por meio de seus semblantes.
2) Conforme s industrias iam surgindo e aumentando, as vagas iam aparecendo e a exigência para maiso trabalhos fez ocm que muitos viajassem o país para encontrar um emprego. De cada região brasileira, uma grande leva de pessoasem busca de trabalho saiu para as grandes metrópoles.
3) A organização se deu, possivelmente,  para caracterizar as formas cinlíndricas que surgiam com as fábricas; para dar a ideia da massificação que houve nas cidades por conta das pessoas, suas etnias e raças diferentes.

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- O pai utiliza a linguagem formal, já o adolescente, pela diferença de idade e geração a que pertence, utiliza uma linguagem mais informalizada.

- Os pronomes são me e te. Me está empregado antes do verbo e te, depois.

- Após o verbo.

- (informal) - Porque essa utilização é bastante frequente na fala diária e informal das pessoas.


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a) Pronome pessoal do caso reto
b) Palavra de sentido negativo: não, nunca, jamais, ninguém, nada e etc., não seguidos de vírgula (se houver vírgula, pronome depois do verbo).
c) Advérbios ou locuções adverbiais não seguidos de vírgulas (se houver vírgula, pronome depois do verbo).
d) Pronomes indefinidos e interrogativos.
e) Pronomes relativos.
f) Conjunções subordinativas.
g) Orações que exprimem desejo.
h) Gerúndio precedido da preposição em.

- Está conjulgado no futuro do pretérito.

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1) a- Situação de comunicação mais formal em que não cabe o uso de próclise nem mesóclise.
    b- Situação de comunicação mais formal; presença de conjunção subordinativa.
2) se preocupar: próclise, atraída pelo advérbio de negação.
    mantenha-se: ênclise, por haver uma vírgula antes do verbo.
    vista-se: ênclise, por ser início de oração.
    lembre-se: ênclise, por não haver fator próclise.
    se fala: próclise, atraída pelo advérbio de negação.
3) Resposta Pessoal.

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