LETRAMENTO DIGITAL

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gabarito semana - 15 à 18 de maio, 2012.

Pág. 22
1) a-  depreciativo
    b- O autor aproxima os três contextos porque os considera rituais que guardam certa semelhança. Pode-se entender que, utilizando a palavra "carnavalização", estão migrando para outros contextos, no caso as CPIs e os trotes, algumas características que são peculiares ao carnaval, tais como: inversão dos códigos vigentes e ambiguidade das propostas.
c- O que se espera das CPIs é que eles corrijam injustiças. Que promovam a aplicação da lei em todos os âmbitos, de modo que esta seja igual para todas as pessoas, independentemente do poder que tenham. Se isto não acontece, então trata-se de uma encenação com o objetivo de mostrar (falsamente) que há justiça, embora, de acordo com a referência do texto, as CPIs estejam se prestando a promover (verdadeiramente) a injustiça. Há, portanto, ambiguidade e inversão de valores em seus propósitos, e a palavra "carnavalização" cabe ao contexto.
d- O que se espera de um trote é que ele se evidencie como uma grande comemoração que se dá em função da vitória representada pela aprovação no vestibular e da sensação de alívio diante da constatação de que valeu a pena o  esforço despedindo. Agora, se o trote humilha, fere e até mata, o contexto é ambíguo. Há inversão de valores, pois pune-se quando se deveria premiar.
2) "O trote no Brasil, é um meio de reafirmar, na passagem para a vida adulta, que o jovem estudante pertence mesmo a uma sociedade autoritária, violenta e de privilégio."
3) a- "O trote é medieval como a universidade."
    b) "A humilhação também faz parte da iniciação americana." / "[...] embora neste caso o rito marque a entrada na irmandade."
4) a- De início, o jovem é descaracterizado e marcado fisicamente porque (já que, visto que, uma vez que) é sujo de tinta, de lama, até de porcarias excrementícias; raspam sua cabeça.
    b-  causa
5) a- simultaneidade / concomitância
     b- A expressão é: "a pichação do calouro". A pichação é praticada em muros, paredes, fachadas, etc.m portanto o autor, com essa expressão, está reforçando a ideia de que o calouro é tratado como coisa.
6) Porcarias excremetnícias, veterano-cafetão, assalto e restaurantes, vinga-se do professor autoritário, cretinice do trote, etc.Há não só palavras, mas muitas frases de conteúdo forte que podem ser identificadas pelos alunos e compreendidas como um recurso expressivo que reforça a argumentação.
7) a- NO caso de um graduado ser preso, este não ficará em cela com presos comuns.
     b- Os universitários comem em um restaurante, geralmente de bom nível, e não pagam a conta. É muito na ocasião da formatura.
8) (E) - neste caso, trata-se de uma conjunção casual. Possui o mesmo valor significativo de: porque, já que, visto que, uma vez que, etc.
9) (A) e (B) - "Ninguém é punido" pode representar uma adição às ideias apresentadas = e;
Pode, também, estabelecer uma ideia contrária à que se espera = mas, porém, contudo, etc.
"Ninguém é punido" pode ser causa de violência, embora esta hipótese nos pareça menos provável, considerando- se o teor do texto.
Embora, do ponto de vista da sintaxe, possamos aceitar todas elas, entretanto a conjunção coordenativa adversativa expressa mais claramente a relação entre os dois períodos.
10) b
11) Esta frase é ambígua e constitui um discurso direto. Quem é o interlocutor? Aparentemente, poderia ser uma resposta aos oligarcas velhos, já que a palavra "acidentes", no parágrafo anterior e entre aspas, é a fala deles. Entretanto, é mais provável que ele esteja se dirigindo ao leitor, com o propósito de "acordá-lo", porque, mesmo depois de ter lido o texto, poderia, ainda, acreditar que "quando ferem, aleijam ou matm um garoto" foi por acidente. Entretanto, o autor,  prevenido contra essa possibilidade, já que esta é uma interpretação comum, corrige esse "desvio", reforçando a ideia de que "é tudo de propósito". Portanto, ele retoma a tese inicial e desperta o leitor de uma possível ingenuidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Colgate Coupons