Professor Rafael Vasconcelos

O Portal das Letras é um espaço dedicado aos alunos e professores. Aqui você encontrará: Aulas, Projetos, Slides, Fotos e Vídeos, Atividades, Textos e muito mais...

LETRAMENTO DIGITAL

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Saiba como fazer uma boa redação no Enem


A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é muito parecida com as de vestibulares, mas com alguns traços característicos. A temática mais voltada para o social e a aplicação dos cinco conceitos explorados na prova objetiva são os principais pontos que a diferencia das demais. O texto deve ser estruturado na forma de prosa do tipo dissertativo-argumentativo, uma preocupação com a reflexão.

"O Enem quer formar cidadãos, pessoas com uma visão global do que acontece ao seu redor e capazes de opinar sobre isso", explica Osmar Junqueira Lima, professor de português e literatura do Instituto Henfil, ONG paulista que oferece cursos de preparação para a prova.
Apesar de ter uma estrutura semelhante às redações dos vestibulares comuns, o texto a ser redigido na prova do Enem exige do aluno um raciocínio mais homogêneo e completo. Para Lima, a palavra que define a redação é "interdisciplinaridade". Ou seja, "o aluno deve saber enxergar os acontecimentos como um todo, não em quadros isolados".
Em termos práticos, um tema será apresentado, e o candidato deverá desenvolver suas ideias sobre este assunto de forma coerente e organizada. "Isso significa levantar uma tese nas primeiras linhas, desenvolvê-la e defendê-la nos parágrafos seguintes", diz a professora de português do Cursinho da Poli, Cássia Diniz Moraes.
Isso fica claro nas competências de avaliação da prova objetiva, cobradas de uma forma um pouco diferente na questão da redação.
A competência I, referente ao domínio da linguagem, aplicada à redação, significa fazer uso da norma culta da língua portuguesa. Serão examinados aspectos como a concordância verbal e nominal, pontuação, ortografia e acentuação. Cássia confirma a importância deste aspecto na prova. "Não adianta o aluno ter uma boa proposta para o tema, se não domina o conteúdo gramatical".
A competência II consiste em saber construir e aplicar conceitos e compreender fenômenos. Na redação, isso significa compreender a proposta e aplicar os conceitos conhecidos para desenvolver este assunto. Feito isso, o candidato deve saber selecionar e hierarquizar o seu conhecimento para responder a questão apresentada pelo tema, exigência que caracteriza a competência III. "A prioridade no Enem é saber inter-relacionar os conteúdos", explica Cássia.
A temática, talvez o aspecto mais peculiar do Enem, geralmente propõe abordagens sociais, como violência, política e educação. Segundo Cássia, temas mais polêmicos implicam em um bom conhecimento do assunto. É aí que entra a competência IV. Ela exige do candidato saber construir um argumento consistente, ou seja, por meio dos conceitos selecionados e hierarquizados, defender um ponto de vista. Fazer isso, afirma Lima, obriga o aluno, a saber, o que está falando.
Ao desenvolver a questão apresentada, o candidato deve incluí-las em um contexto de diversidade cultural e respeito aos valores humanos e apresentar propostas de intervenção solidária na realidade, que é a competência V. Isso significa pensar em cidadania. E ser cidadão é refletir sobre os problemas que afetam a sociedade, desenvolver uma opinião e procurar soluções. Fazendo isso, o candidato alcança os cinco tópicos propostos pelo Enem e, segundo Lima, "dá um passo para participar da sociedade do futuro".

Dicas de como escrever uma redação dissertativa

Não é todo mundo que consegue escrever uma boa redação, seja por causa do hábito de não ler, por não gostar de fazer isso ou então por não ter desenvolvido essa habilidade de maneira correta. Apesar de haver vários gêneros textuais, o dissertativo é o mais pedido em vestibulares e concursos públicos.
Ele é bem diferente das redações narrativas e descritivas e, portanto, tudo que for escrito, deve ser muito bem analisado anteriormente, pois, caso contrário, você cometerá uma série de erros e não conseguirá obter um bom desempenho na sua prova.

Dicas para escrever uma redação dissertativa

• Primeiramente você deve ler o tema e compreendê-lo, tentando não fugir para outro assunto quando começar a redigir.
• Pense nos aspectos positivos e negativos sobre o assunto e forme seus argumentos.
• Nunca utilize frases ou palavras como “Eu penso”, “Eu acho”, “Talvez”, “Atualmente”, “Nós”…
• Gírias e ditados populares nunca devem se mencionados.
• A norma culta da Língua Portuguesa deve prevalecer.
• Apresente soluções para resolver os problemas.
• Esteja sempre bem informado sobre tudo o que ocorre no mundo em jornais, revistas, livros, entre outros.
• Respeite a quantidade determinada de linhas que são pedidas.
• E nunca se esqueça de colocar um título, pois, o tema não pode ser considerado como o tal.

Como você já deve saber, a redação dissertativa precisa de três princípios básicos:

Introdução

A introdução é a primeira parte da redação, normalmente composta por 5 linhas, é considerada uma sinopse do que será tratado no próximo passo (desenvolvimento). Esse paragrafo deve chamar a atenção do leitor, com argumentos fortes e verídicos, sem começar as explicações antes do tempo.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte do meio do artigo, também conhecida como argumentação. Normalmente composta por vinte linhas. Nessas linhas o escritor precisa desenvolver as ideias propostas na introdução, não esquecendo nenhum assunto, defendendo o ponto de vista.

Conclusão

E para finalizar a conclusão, o fecho do texto, que deve ser em média de 5 linhas, assim como a introdução para finalizar o pensamento, apresentando possíveis soluções para o problema. No entanto, jamais o escritor deve se incluir, evitando começar por: “concluindo, finalizando, enfim”, ou palavras semelhantes.
A redação deve chamar a atenção do leitor, entretanto, não pode ser muito grande para não cansá-lo. A letra deve ser bem legível, e cuidado com os acentos. São esses pequenos detalhes que fazem a diferença no final.
É importante evitar frases muito curtas e muito longas, pois desequilibram o texto. O assunto precisa ser bem elaborado, para chamar a atenção do leitor.
Procure não ficar nervoso na hora da avaliação. Além disso, leia bastante revistas e jornais, para ficar informado sobre as principais noticias do Brasil e do mundo, que são os assuntos que mais caem nos vestibulares. E o mais importante, treine todos os dias para melhorar a escrita.


domingo, 2 de setembro de 2012

Redação ENEM - Atividade 1º EM - Colégio Cosmos


Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema Valorização do idoso apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione de forma coerente e coesa Fatos e Argumentos para a defesa de seu ponto de vista.

 ESTATUTO DO IDOSO
Art. 3 – É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. [...]
Art. 4 – Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

A atividade valerá como nota de CONTÍNUA e deve ser entregue até o dia 05/09/12.
Mas ATENÇÃO:

Textos entregue em aula (02/09) - Valor: 10,0
Entregue até o dia 05/08 - Valor: 8,0

Enviar a atividade para o e-mail: vasconcelos.professor@gmail.com
Com nome completo, número e série.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Colgate Coupons