Professor Rafael Vasconcelos

O Portal das Letras é um espaço dedicado aos alunos e professores. Aqui você encontrará: Aulas, Projetos, Slides, Fotos e Vídeos, Atividades, Textos e muito mais...

LETRAMENTO DIGITAL

sábado, 26 de março de 2011

Celebração aos 4 Sentidos

O vídeo abaixo chega a ser obrigatório.

Irmãos resolvem fazer uma homenagem aos pais - o pai é defiicente visual, a mãe pedeu 70% da visão. O vídeo mostra a possibilidade de se ter sensações sem o uso da visão.

Excelente - Assistam:

quinta-feira, 24 de março de 2011

Alunos da EMEB Jundiaí - Combatem a Dengue

Crianças caminharam da escola até o Situ do Eloy Chaves para entregar panfletos e mosquitos de papel
 "Água parada? Não!" Este foi um dos gritos de guerra das crianças de 4º e 5º anos da Escola Municipal de Educação Básica Geraldo Pinto Duarte Paes, no Eloy Chaves. Elas saíram da sala de aula, na manhã de ontem. para ensinar os adultos que passaram pelo Terminal de o Sistema Integral de Transporte Urbano (Situ) sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. 

A ação foi aprovada por quem recebeu os panfletos e até uma réplica do mosquito feita pelas crianças, em papel. O estudante Nathan Thierry de Souza mora no bairro e já mobilizou os vizinhos para fazer uma varredura no entorno das casas em busca de ambientes que possam servir de criadouro para os mosquitos. "O irmão da minha vizinha morreu de dengue. Ele não morava aqui na cidade. É uma coisa que todo mundo tem que se preocupar", alerta o garoto de 10 anos. 

A colega de classe Nicholle Mello Gomes desenvolveu, junto com outros estudantes, uma apresentação sobre os sintomas que identificam a dengue. "Ter febre, dor nos olhos, no corpo, na cabeça e nas articulações pode ser dengue", comenta a menina, que diz ter visto uma moça contaminada com dengue sendo atendida num hospital. "A pessoa fica com muito mal-estar", relembra.

Boa intenção - As músicas e os panfletos entregues aos que esperam os ônibus no Terminal Eloy Chaves, na opinião do analista logístico Cleiton Lino Miranda, são medidas positivas. "Isso incentiva a gente a conversar na empresa, com os colegas de trabalho... já que as crianças estão se sensibilizando, é porque existe necessidade de nós, adultos, também tomarmos consciência da necessidade de evitar a disseminação desse mosquito", analisa. 

O rapaz ganhou um panfleto com um resumo das atitudes e posturas que devem ser tomadas para evitar o aumento do número de mosquitos e a probabilidade de contaminação, além de um mosquito recortado em papel e pintado pelas próprias crianças. O Centro de Controle de Zoonoses levou para apresentar aos usuários dos ônibus amostras de mosquitos e cartazes de alerta. 

Jundiaí, segundo o último boletim da Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, divulgado na terça-feira, tem dois casos de dengue autóctone e mais 10 importados. Em Louveira, cidade vizinha, a situação é mais complicada. Até ontem, 24 pessoas foram confirmadas, sendo 23 autóctones e 18 suspeitas. Em Várzea Paulista são quatro casos confirmados, sendo dois autóctones.  Em Itupeva, desde o começo do ano foram registrados seis casos suspeitos, sendo que dois foram negativados e os outros esperam resultados.

Xô Dengue - A Zoonoses promove novo Xô Dengue amanhã. O objetivo é reforçar a conscientização da população e os trabalhos de prevenção da doença, combatendo os criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação, que chega a sua 13ª edição, conta com a parceria do 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC), envolvendo 40 agentes do Centro de Controle de Zoonoses, 190 agentes comunitários de saúde e 120 soldados do 12º GAC. A expectativa é que cerca de 10 mil imóveis sejam visitados nesta sexta-feira.

quarta-feira, 23 de março de 2011

BULLYING

BULLYING EM ESCOLA ACABA MAL.
Garoto de 16 anos revida com brutalidade a um ataque de um colega magrinho numa escola australiana. 


Ninguém mandou mexer com ele e poderia ter acabado muito mal.



Pelo ato, ele ganhou até um site na web - http://www.caseyheynes.com


Descubra se seu filho, irmão ou etc; está sofrendo BULLYING no colégio fazendo um teste super rápido e importante para um pré diagnóstico.

Como lidar com o cyberbullying? Veja o que dizem especialistas


"Fulano é CDF", "Beltrano, aprende a falar!" - o deboche entre crianças e adolescentes, freqüente nas escolas, ganha espaço e gravidade na Internet. Tratado muitas vezes como brincadeira, o bullying - termo usado para descrever essas agressões verbais ou físicas repetidas - pode ter conseqüências graves e requer atenção de pais e professores, tanto no mundo real quanto no virtual.


"A propagação de apelidos e histórias mentirosas ganham o respaldo da sensação de anonimato que a Web dá", diz a pedagoga Cleo Fante, autora do livro "Bullying Escolar - perguntas e respostas", Editora Artmed.
Segundo a pesquisadora, o cyberbullying - a versão online da prática - tem potencial para fazer ainda mais vítimas que o bullying tradicional.
"Basta uma foto ou um vídeo na Internet para virar motivo de piada ou de um perfil virtual falso. Alguém se passa por você e diz que você fez ou é coisas que não são verdade", explica Fante.
No bullying offline, as principais vítimas costumam ser crianças tímidas ou com características fora do que se considera padrão (desempenho escolar melhor ou pior que o dos colegas, peso abaixo ou acima da média, por exemplo).


Cuidados que seu filho deve ter no uso da web

Evitar colocar fotografias em sites de relacionamentos;
Não divulgar as senhas de e-mail em programas de mensagem;
Clicar em "sair", "log-off" ou similares ao terminar de utilizar essas ferramentas;
Não autorizar a opção "salvar automaticamente a senha" no PC de lan-house, escola ou casa de amigos;
Dizer, com dureza, aos colegas que não aceita o apelido que inventaram;
Não esconder do professor e dos pais que é vítima de brincadeira de mau gosto na escola ou na internet.



Cuidados com os pequenos
A inexperiência com as ferramentas virtuais e a falta de malícia deixam os pequenos mais vulneráveis ao cyberbullying.
"É comum as crianças não tomarem cuidados básicos, como não contar as senhas que utilizam e esquecer de fazer logoff de e-mail e programa de mensagens. Por isso os adultos precisam orientá-los", diz Fante.
Para a pesquisadora, o medo do bullying não pode levar os pais a proibir as crianças a utilizar a Internet.
"É uma ferramenta útil, mas precisa ser utilizada com supervisão e cuidado", diz.
Vítimas devem acionar a Justiça

Seu filho pode ser vítima de cyberbullying se...

Demonstra sinais de irritação (gritos, choro) durante e após o uso da web;
Quer checar e-mails e sites de relacionamento sempre;
De repente, afastou-se da internet ou aumentou a frequência de uso;
Apresenta desculpas para faltar às aulas;
Tem sintomas de nervosismo antes de ir à escola (dores de cabeça, de estômago, diarreia, vômitos);
Tem dificuldades de fazer amigos;
Volta da escola triste, machucado, com roupas ou material danificados.
Alguém criou uma comunidade virtual para zombar de seu filho ou está distribuindo e-mails que o ofendem. O que fazer?

O promotor de justiça criminal Lélio Braga Calhau, de Minas Gerais, dá dicas: "Se for uma comunidade ou perfil falso, é preciso fazer um 'PrintScreen' (comando que copia a imagem exibida na tela) e imprimir a figura. O responsável pela vítima pode fazer uma denúncia em delegacia de polícia ou diretamente no Ministério Público".
É necessário fornecer o máximo de detalhes possíveis sobre o caso, como endereço do site que veiculou a ofensa, dia e horário em que estava no ar e nome de quem publicou se a vítima souber.
Feita a denúncia, a Justiça exige que o site tire a página ofensiva do ar, segundo o promotor.
"O anonimato pela Internet é uma falsa impressão. A Justiça brasileira consegue descobrir o autor da ofensa e encaminha o processo contra ele", explica o promotor.
O agressor pode ser processado e ter de pagar indenização. Se for menor de idade, a conta pode pesar no bolso dos pais.
"Por isso, é preciso cuidado redobrado: os pais precisam verificar se o filho não sofre esse tipo de intimidação, já que muitos têm vergonha de contar, e, também, se ele não é um possível autor de bullying", recomenda a pedagoga Cleo Fante.
A receita para proteger os filhos das ameaças dos tempos modernos é antiga: "tem de conversar em casa, ver se está tudo bem, analisar o comportamento. A vítima de bullying dá sinais de nervosismo, irritação, perde vontade de ir à escola, se afasta dos amigos. Já o autor costuma ter comportamento violento, agressor egoísta. Cada pai tem de conhecer o filho que tem", diz Fante.


Yasmin Brunet - Campanha: Desnutrição Mundial

Yasmin Brunet explicou no Twitter o por quê da sua magreza toda.




"As pessoas dizem que sou mto magra, que deveria comer mais. Mas é difícil comer muito sabendo que 925 milhoes de pessoas não têm o suficiente para comer"



Sinto pena desta garota. Só isso - Pena!

TAM Leva Você ao Show do U2


Essa é pra vocês que curtem U2, ficaram na fila pra comprar ingressos e mesmo assim não conseguiram as suas entradas para o show.

Não se desesperem, a TAM vai fazer um concurso que dará pares de ingressos para o show do U2 que será realizado em Abril, em São Paulo.



Ele consiste em dicas de Música, Tecnologia, Viagem, Moda e Humor, que serão colocadas pelo participante na FanPage da TAM[clica AQUI que tem o link direto pra fan page do facebook] como que servindo de esquenta para o show que está chegando.


A FanPage terá um ranking de dicas, onde todos poderão votar em suas sugestões favoritas. E nós, blogueiros, escolheremos nossas dicas favoritas dentre as Top 30 e se você for o autor das sugestões escolhidas no Top 30, será premiado com um par de ingressos!

E se você pensa que acabou por aqui, está muito enganado! Ainda haverá um outro prêmio, ainda maior: uma viagem para a Irlanda que será dada para a melhor dica dentre as 31 dicas escolhidas (15 de São Paulo, 15 de outros estados do Brasil e 1 do Chile). Um comitê de avaliação decidirá o vencedor.

Tá esperando o que pra participar? CORRE!

domingo, 20 de março de 2011

Política do KLB

O Brasil é constituído por uma nação em que tem por hábito natural e/ou cultural, se esquecer muito rápido das coisas. 

Vocês se lembram deste fato que ocorreu no ano passado?

Kiko e Leandro do KLB lançam candidatura à deputado

Os irmãos Kiko (à esq.) e Leandro, do grupo KBL, que são candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente

Irei relembrá-los:

Os cantores Kiko e Leandro, do grupo KLB, se candidataram a deputado federal e estadual, respectivamente, pelo partido Democratas de São Paulo, em 2010. 

Kiko, cujo nome verdadeiro é Franco Finato Scornavacca, tem 31 anos e declarou patrimônio de R$ 739.713,49. Entre os bens declarados, estão participações em várias empresas, entre as quais o seu estúdio de música, e uma moto Honda NX 200 ano 1995.
Leandro Finato Scornavacca tem 28 anos e declarou um patrimônio ainda maior que o do irmão: R$ 878.877,49. Entre os bens declarados pelo cantor estão ações em empresas e três motos Honda, uma igual à do irmão, uma Dream ano 1995 e uma Falcon ano 2002.
Mesmo sendo eles motivo de histerias em adolescentes da década 90 e algumas poucas da década de 2000, os irmão não foram eleitos a Deputados. Kiko ficou em 121º lugar com 38.070 votos, e Leandro em 103º lugar, com 62.398 votos.


A campanha defendida pela dupla foi: TODOS CONTRA A PEDOFILIA






Acredito que não há a menor necessidade de eu dizer o que é Pedofilia e sua problemática, certo? - Foi o que pensei.


As campanhas acabaram, os dois não se elegeram e nunca mais se ouviu falar do combate a Pedofilia.


Diariamente o Sr. Franco Finato Scornavacca, dedica alguns minutos do seu dia ao seu perfil no Twitter. Só para que vocês possam entender o conteúdo que ainda virá, ele - Kiko - não posta absolutamente nada de interessante. Nada mesmo.


Duvidam? 



 KikoKLB 

Kkkkkkkkkk RT @: E o que tem para hoje, rsrsrsrs






KikoKLB
 KikoKLB 

@ 
@ ainda bem q tinha vc pra dar atenção pq o @ vo te conta viu!! Kkkk @@

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Diante deste fato, surjo eu, que, os Twitters por si só já explicam o que de fato queremos ou deveríamos querer saber.


 Faell Vasconcelos 

@ 
@ - Kiko, Boa Noite. Mas vc não respondeu. E aí? O que está fazendo contra a pedofilia? Votamos em vc pq vc disse q faria algo!

(Não encontrei o primeiro TT que enviei a ele hoje no período da manhã)



 Faell Vasconcelos 
@ 
@ - Não é pegação no pé, é sério mesmo. Tenho amigas que são suas fãs e votaram em vc's (vc e Leandro), mas e aí?

 Faell Vasconcelos 
@ 
@ - Diversos eleitos vez ou outra postam uma ou outra campanha aqui, e vc...


E aí agora a noite, recebo a resposta do Sr. Franco Finato:



 KikoKLB 
@ 
@ faria continuo fazendo a Pedofilia não eh o único tema há a necessidade de se cuidar da família toda! PS- EU NÃO SOU DEPUTADO


 KikoKLB 
@ 
@ de maneira nenhuma! Acho importantíssima! Um bom e necessário começo é a consciência da necessidade da denuncia!!
 KikoKLB 
@ 
@ é necessário q se quebre o silencio e que protejam aa crianças pra q tenham a oportunidde da dignidade de crescer!!!

 KikoKLB 
@ 
@ o silencio e o medo ainda Sao as causas mais cruéis da exploração sexual infantil!!

 KikoKLB 
@ 
@ estamos na busca da instauracao de uma comissão contra os mals tratos a criança a mulher e idoso! envolvendo pedofilia!!

 KikoKLB 
@ 
@ não tenho falado mto pois preciso deixar passar esse período de posse dos deputados e acertos partidários! Mas informarei!abs

Não entendo porque a formatação fica assim quando copio e colo imagem

Voltando ao assunto: Ele falou, falou e falou... Se justificou, justificou e se justificou... e até agora estou sem uma resposta!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Colgate Coupons