Professor Rafael Vasconcelos

O Portal das Letras é um espaço dedicado aos alunos e professores. Aqui você encontrará: Aulas, Projetos, Slides, Fotos e Vídeos, Atividades, Textos e muito mais...

LETRAMENTO DIGITAL

sábado, 22 de janeiro de 2011

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Thalia Tupiniquin


A décima primeira edição do programa Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo de Televisão, está mostrando que o diferencial deste ano está voltada mais na personalidade dos participantes, do que na beleza. Após o sucesso com o grupo dos Coloridos da décima edição, que contou com a participação de três homossexuais (Sérginho, Dicesar  e Morango) o segundo uma Drag Queen famosa da noite paulistana, fez com que Boninho (@boninho), diretor da atração, fosse além das expectativas de seu público colocando uma transsexual no programa atual.

Thiago (nome de batismo) venceu todos os preconceitos e se tornou em Ariadna Thalia, uma homenagem a atriz e cantora mexicana conhecida no Brasil pela a trilogia das Marias - Maria Mercedez, Marimar e Maria do Bairro. Após a mudança de sexo e nome (RG), a Thalia Tupiniquin passou a viver uma vida como a de outra mulher qualquer, se não fosse por duas questões: todos sabiam sobre sua transsexualidade e tentativa de vida como garota de programa nas noites cariocas.

Decidida a mudar de vida, Ariadna se inscreveu para a décima primeira edição do Big Brother Brasil e mesmo sendo reprovada pela avaliação psicológica, entrou no programa que após sua primeira edição se tornou o sonho de milhares de brasileiros.

Mas toda esta surpresa durou apenas uma semana. A sister foi eliminada na noite de ontem (18/01/2011) com 49% dos votos, o que levando em consideração a disputa com outros dois emparedados, a rejeição não foi extrema, bem como sua aceitação.

Por mais moderno que o país esteja, a transsexualidade ainda gera tabus na cabeça dos brasileiros. Não dá para afirmar com propriedade que sua eliminação se deu pelo fator Preconceito, mas o fato é que Ariadna não agradou aos telespectadores.

Independentemente de sua mudança de sexo, a participante não gerou empatia. Mostrou-se ser confusa, indecisa, traumatizada, dramática e misteriosa. A tática de esconder algo na casa que o país todo já sabia não foi a escolha certa a se fazer. O fato de ser uma transsexual e ex garota de programa, pode sim, ter acarretado na decisão do publico. Mas o seu modo de agir dentro da casa, acredito, que tenha sido o fator primordial. 

Sensual ou promíscua? De fato qual foi a imagem que ela passou durante as festas? 
Sem dúvidas Ariadna foi uma presença no mínimo esquisita para a atração. 

Na saída do programa assumiu sua real condição, e a resposta se tal decisão foi tarde demais ou não, só saberemos com o tempo, mesmo sabendo-se que o tempo da ex BBB/Garota de Programa tem prazo de validade. Para muitos o BBB trouxe 5 minutos de fama, acredita-se que a 1º trans da história da versão brasileira tenha no máximo 3 minutos de fama.

Por Rafael Vasconcelos





terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cemitério da Consolação



O Cemitério da Consolação é considerado um Museu a Céu Aberto, e hoje, o ponto turístico mais visitado no estado, inclusive por estrangeiros que vem de fora para estudar as artes tumulares do cemitério.


Cemitério da Consolação é a mais antiga necrópole em funcionamento na cidade de São Paulo e uma das principais referências brasileiras no campo da arte tumular. Localiza-se no distrito da Consolação, na região central da capital paulista. Primeiro cemitério público da cidade, foi inaugurado em 1858 com o nome de Cemitério Municipal, com o objetivo de garantir a salubridade e evitar epidemias, substituindo o hábito então recorrente de sepultar os mortos nos interiores das igrejas. Atualmente, é um dos 22 cemitérios públicos administrados pelo Serviço Funerário do Município de São Paulo.
Com a prosperidade advinda da cafeicultura e o surgimento de uma expressiva burguesia em São Paulo, o Cemitério da Consolação passou a abrigar obras de arte produzidas por escultores de renome, para ornamentar os jazigos de personalidades importantes na história do Brasil, como campos Sales, Washington Luíz, Marquesa de Santos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarcila do Amaral e Monteiro Lobato. Entre os artistas que produziram obras para o cemitério encontram-se Rodolfo bernadelli, Victor Brecheret, Bruno giorgi e Celso Antônio de Menezes. Mantém visitas guiadas, por meio do projeto “Arte Tumular”.

Sem dúvidas um excelente roteiro para visitação escolar.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

@ximbication

Aprecio e valorizo toda e qualquer representação artística, seja ela engraçada, séria, irônica, sarcástica... Não importa. Mo mundo em que vivemos onde a internet se tornou o maior veículo de comunicação entre jovens e públicos diversos, o Youtube vem como ferramenta de grandes destaques artísticos tanto nacionais quanto internacionais. Prova disso é Justin Bieber, uma das maiores febres juvenis da atualidade.

No Brasil uma pessoa que cativou o país com toda sua irreverência foi Ximbica. Intérprete de canções internacionais, levou mais de 4 milhões de pessoas as gargalhadas com as letras de suas canções. Uma artista que ora aparenta ser excêntrica ora caricata, mas uma coisa é incontestável: Ximbica inovou o mercado de anônimos no Youtube.

Hoje, 17 de janeiro de 2011 após ao que a própria artista entitulou de Saga Ximbication, a campeã de visitas da internet anunciou o fim de sua carreira em seu Twitter Oficial, @ximbication.


 Ximbica 
Tem uma nota no site sobre o fim da Saga Ximbica.. quem não leu.. > corre lá! 

A artista anunciou o fim com duas gratas surpresas a seus fãs:

 Ximbica 
E para quem ainda não sabe: Sim, Ximbica tem single novo. Versão de Hold it against me da Brtiney!



Mas Ximbica também diz que a agenda de show continua, e os fãs ainda terão oportunidades de assisti-la antes do fim.

Abaixo, a carta na íntegra divulgada hoje em seu site, http://www.ximbica.simvip.com.br/


XIMBICA VAI COMETER UM PECADINHO
PARA RELEASE IMEDIATO
São Paulo, 17/01/2011

     A multi facetada diva online #1 do Brasil, XIMBICA está de volta! Todo mundo já sabe disso, afinal ela sempre está de volta! Mas dessa vez será a última chance dos fãs se divertirem com as aventuras malucas da web-fenômeno que já acumula mais de 4 milhões de views pelo Youtube, tem 150 mil visitações mensais em seu site, milhares de e-mails semanais e centenas de milhares de fãs fiéis pelo país afora. 7 Pecados é uma não tão paródia de HOLD IT AGAINST ME o smash hit de Britney Spears, que Ximbica teve a chance de receber antes de todo mundo e preparar sua versão "ácido-cômico-anti-hipócrita" mix, como ela mesma denomina.

     Encerrar a carreira nesse momento, para os fãs não é uma boa idéia, diz a diva Glam, "mas depois de um cover de Britney, o que mais eu posso querer? Não dá... Ela é o ápice da montanha russa gente... É melhor parar agora antes que esse carrinho caia na velocidade da luz. Não sei se dá pra ter novas boas idéias depois de um evento com a Brit. Ela é a phod*stica"!  "Ela [Ximbica] acredita que depois de seu novo clipe, será muito dificil fazer algo que supere 7 Pecados", diz Ash Cohen, o pressman do Simvip Media Center. "Ela começou do nada, sem nenhuma pretensão e de repente alcançou a parada do Youtube, das baladas e até de algumas rádios. E tudo de graça! O que mais ela pode querer"?

     Ximbica diz que adora seus fãs e quer dar a eles um clipe épico. "São 7 minutos de 7 pecados"! Ela exclama dizendo estar orgulhosa dos milhares de figurinos e das milhares de horas de cenas que já foram gravadas. "Tem muito mais por vir"!!!! Com um schedule que ainda é segredo, Ximbica deve chegar a Sorocaba para filmar em diversas locações diferentes e a pré estréia do clipe deve acontecer APENAS na cidade, com uma festa exclusiva! "Esse é o momento mais Glam que eu posso oferecer aos meus fãs Loosho... o pessoal do Terceiro Andar está dando uma força incrível ao nosso projeto"!

     "De verdade, não sei o que vai acontecer depois disso! 7 Pecados está aberto a milhares de interpretações diferentes... eu me quis pensar numa linha onde existem pecadinhos limpinhos e bonitinhos como uma pegaçãozinha na balada, fala verdade, por causa disso ninguém vai para o inferno... não importa sua cor, gênero e opção sexual. Não importa mesmo... o que é certo para mim, pode ser errado para você... e vice-versa... Por isso falo 'Não venha julgar se é certo ou não...' na letra da música. Alguém me disse que se a gente pensar dessa forma, crimes muito feios como roubar e matar já não seriam vistos da forma correta. Vamos usar o bom senso gente??? Roubar, matar, praticar pedofilia são coisas terríveis! Aí sim podemos falar de pecado! Os outros 7 [pecados] são água com açúcar perto dos [3 exemplos] que eu citei agora..."

     Deixando o clima mais leve e voltando ao clipe, ainda faltam 8 dias de gravação para a conclusão visual do que Ximbica e o Simvip planejam para essa experiência. Ela ainda diz que foi divertido trabalhar com os jovens atores Daniel Di Matteo e Caio Thomé. "São pessoas doces, eu diria. Banhados em muito sangue feito de uma mistura de glucose e groselha"!

     O Simvip lança nessa terça feira o mini documentário "Por trás dos 7 pecados" mostrando algumas imagens dos 3 primeiros dias de gravação nos já conhecidos sets do Simvip Media Center! Agora o que nos resta é aproveitar e torcer para que 7 Pecados seja um estouro!

Ximbica - luz e sucesso sempre!



Vinicius - O Filme - Direção de Miguel Faria Jr.



Recomendo este filme para as aulas de Língua Portuguesa, Artes e as demais que se enquadrarem ao tema.
*Fácil de se encontrar nas grandes vídeos locadoras.


Vinicius - Quem pagará o enterro e as flores se eu me morrer de amores?
Um filme de Miguel faria Jr.
Com Camila Morgado e Ricard Blat

"A montagem de um show é o ponto de partida para reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país.
A vida, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através das raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretação de muitos de seus clássicos".

- Há um feitiço raro, um mistério nesse filme de Miguel que provoca em nós uma intensa ligação amorosa, que faz muita gente sair chorando e rindo, querendo ver de novo... - Arnaldo Jabor.

Participações: Antônio Cândido, caetano Veloso, Carlos Lyra, Chico Buarque de Holanda, Ferreira Gullar, Edu Lobo, Francis Hime, Gilberto Gil, Miúcha, Maria Bethânia, Tônia Carrero, Toquinho.

Intérpretes Convidados: Renato Braz, Yamandú Costa, Adriana Calcanhoto, Olívia Byington, Mônica Salmaso, Mariana de Moraes, Sérgio Cassiano, Zeca Pagodinho, Ms Bom / Nego Jeif / Lerov, Mart'Nália.

O que é ser um Educador?

Por Rafael Vasconcelos

Primeiramente devemos partir do pressuposto de que ensinar é aprender, ou seja, transformar.

Levando em conta a geração de alunos de hoje, Geração Y, o dinamismo deve ser a peça fundamental para um bom aprendizado. 
O educador deve acabar com o quesito de ser um "dador" de aula. Um 'dador' de aula, da DOR. A aula é monótona e é neste momento que nasce a indisciplina e desinteresse do aluno.

O educador deve ensinar e aprender com e no, mundo atual. Compreender o ser humano é compreender sua unidade na diversidade, e sua diversidade é unidisciplinar, ou seja, uma eduação e um plano de aula integrado.

Nós professores viemos do século passado, e no ano atual, 2011, já recebemos alunos do novo século em sala de aula. Sendo assim, o educador tem a necessidade e obrigatoriedade de se atualizar e integrar suas aulas ao novo universo a qual estamos vivendo.

O mundo atual é dinâmico. O dinamismo trouxe a velocidade, com isso novos valores surgiram. Vivemos num mundo repleto de informações e com múltiplas linguagens. Isso nos traz múltiplas relações.

O 'dador' de aulas só reproduz. Ele não cria. Esta reprodução causa angústia e passa a não inspirar confiança no aluno, gerando medo e impossibilitando-o da autonomia.

Deve-se romper a idéia de ser Professor. 
Professor é quem professa e não deixa indagações. Como lecionar, instruir e ensinar a um aluno sem deixar questões em aberto para o desenvolvimento do aluno pesquisador? Enquanto Educadores temos o papel principal de criar e ampliar noções aos alunos.

Romper com a idéia de que o estudante é um aluno. 
Um aluno não possui conhecimento, ou seja, aquele estudante que está em sua sala de aula não é um ser nulo de informações, cultura e ensinamentos. Este estudante não é um aluno sem luz.

O papel do Educador é: gerar autonomia, valorizar, alimentar, contagiar, estimular, avaliar, acreditar, encantar, estabelecer vínculos, ensinar, orientar, aprender e sorrir.

Se toda escola caminhasse para a cooperação profissional desenvolvendo projetos interdisciplinares, teríamos o início de uma nova 'cara' da educação do país.

Um bom Educador assim como uma boa Unidade Escolar precisa de unidade, planejamento, equilíbrio emocional, rigorosidade metódica.

Os saberes e valores da família são importantes fatores para um bom desempenho e andamento de uma boa escola.

Análise Textual - Música: Linda Rosa - Maria Gadú

*Para obter a análise, deixe seu e-mail em comentário que lhes enviarei




Linda Rosa

Maria Gadú

Composição: Gugu Peixoto / Luis Kiari
Pior que o melhor de dois
Melhor do que sofrer depois
Se é isso que me tem ao certo
A moça de sorriso aberto
Ingênua de vestido assusta
Afasta-me do ego imposto
Ouvinte claro, brilho no rosto
Abandonada por falta de gosto
Agora sei não mais reclama
Pois dores são incapazes
E pobres desses rapazes
Que tentam lhe fazer feliz
Escolha feita inconsciente
De coração não mais roubado
Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo
Pior que o melhor de dois
Melhor do que sofrer depois
Se é isso que me tem o certo
A moça de sorriso aberto
Ingênua de vestido assusta
Afasta-me do ego imposto
Ouvinte claro, brilho no rosto
Abandonada por falta de gosto
Agora sei não mais reclama
Pois dores são incapazes
E pobres desses rapazes
Que tentam lhe fazer feliz
Escolha feita inconsciente
De coração não mais roubado
Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo
Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo







Análise Textual - Música: Alagados

A canção abaixo é de uma riqueza imensurável, para se trabalhar história e cultura em sala de aula.

ALAGADOS
(Os Paralamas do Sucesso)

Todo dia
O sol da manhã vem e lhes desafia
Traz do sonho pro mundo quem já não queria
Palafitas, trapiches, farrapos
Filhos de uma mesma agonia

E a cidade
Que tem braços abertos num cartão postal
Com os punhos fechados na vida real
Lhes nega oportunidades
mostra a face dura do mal

Alagados, Trenchtown, Favela da Maré
A esperança não vem do mar
Nem das antenas de Tv
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em quê.


Interpretação Textual - Cazuza

Abaixo postarei algumas questões formuladas por mim, de interpretação textual. Indico esta atividade aos alunos do 9º ano ao 3º ano do ensino médio.

É importante ao aluno não só interpretar, mas também ter o conteúdo para que ele possa chegar a análise.

------------------------------------------------------------

1) O que o poeta e cantor Cazuza quis dizer com o trecho da música Carente Profissional, de sua autoria?
" (...) levando em frente / um coração dependente / viciado em amar errado / crente que o que ele sente / é sagrado / é tudo piada / eu mereço um lugar ao sol / ganhar para ser / carente profissional".

2) Assim como em Carente Profissional, Cazuza também expõe em outras músicas de sua autoria, influências de seus ídolos dos anos 80, como por exemplo, Lupicínio Rodrigues e Dolores Duran. Em Maior Abandonado o que o cantor quis dizer com o trecho à seguir?
"Me leve pra qualquer lado / só um pouquinho de proteção / ao maior abandonado / seu corpo com amor ou não / raspas e restos me interessam / me ame como a um irmão / mentiras sinceras me interessam".

3) Analise o trecho de Bete Balanço:
"o teu futuro é duvidoso / eu vejo grana, eu vejo dor / no paraíso perigoso / que a palma da tua mão mostrou"

4) No disco Maior Abandonado, Cazuza esboçou com muita nitidez seu lado boêmio, de baladas, que marcou muito sua primeira fase junto ao grupo Barão Vermelho. Na música, Por que a Gente é Assim?, compôs com Frejat e Ezequiel Neves, Cazuza canta: "Mais uma dose? É claro que eu estou a fim / a noite nunca tem fim / porque a gente é assim / (...) / canibais de nós mesmos / antes que a terra nos coma".

5) A música feita em 89, após Cazuza ter passado várias temporadas hospitalares, diz à certa altura: "Me tire dessa jaula, irmão, não sou macaco / desse hospital maquiavélico / meu pai e minha mãe / eu estou com medo / porque eles vão deixar a sorte me levar".
O que Cazuza quis dizer com "deixar a sorte me levar"?

6) Além de marcar ascensão de Cazuza como intérprete, o disco Ideologia, cuja faixa título chegou a virar manchete de jornal - "Meus heróis morreram de overdose / meus inimigos estão no poder / ideologia / eu quero uma pra viver" - Conseguiu um reconhecimento que que consensual e provocou muita polêmica. A primeira delas surgiu já na capa do disco, que apresentava, em meio a outros símbolos do século XX, a estrela de Davi acoplada a uma cruz suástica. Analise o trecho apresentado.


7) Com a música "Brasil", Cazuza cantava tudo o que o país precisava ouvir em 88. Era a representação poética/musical de um momento histórico, de viradas, da transição da ditadura para a democracia, das incertezas. Ninguém melhor do que Cazuza, com suas letras diretas e definitivas, traduziu aquele momento.
De pregador libertário a crítico social, Cazuza começou a cuspir labaredas cada vez mais intensas com sua poesia. Em 88, quando Gal Costa cantava todas as noites "Brasil" na abertura da novela Vale Tudo, os versos do cantor passaram a simbolizar a indignação de uma nação com seus problemas, seus podres poderes. A música era de um preciosismo matemático: "Não me convidaram / pra essa festa pobre / que os homens armaram / pra me convencer / não me elegeram chefe de nada / fiquei na porta / estacionando os carros / Brasil / mostra a tua cara / quero ver quem paga / pra gente ficar assim (...)".
Através do trecho destacado e das informações anteriores, faça uma análise da canção Brasil.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Colgate Coupons